Como Perder a Vergonha de Falar




Dicas para perder a vergonha de falar.

A timidez é um empecilho para muitas pessoas falarem em público, dando palestras ou fazendo apresentações.

Clique aqui e baixe gratuitamente o guia 3 dicas para acabar com a timidez!

como perder a vergonha de falarExistem meios eficazes que ajudam a pessoa a que deseja saber como perder a vergonha de falar?

Confira algumas dicas que poderão te ajudar!

Treine em casa

Uma das principais dicas para perder a vergonha de falar é treinar em casa. Se tem uma apresentação na escola ou no ambiente de trabalho, em um teatro ou auditório, seja onde for, é importante se preparar em casa.

Leia o texto várias vezes, peça para seus parentes e amigos fazerem observações, repita quantas vezes for necessário. A vergonha de falar em público tem muitas causas: uma delas é o medo de errar. À medida que seu texto se torna mais familiar, as possibilidades de errar diminuem e sua confiança aumenta.

Clique aqui e baixe gratuitamente o guia 3 dicas para acabar com a timidez!

Uma estratégia eficiente de perder a vergonha de falar é treinar diante do espelho, olhando a si mesmo e percebendo o que está bom ou precisa ser mudado. Hitler (que, apesar de toda sua crueldade, foi um exímio orador) costumava ensaiar seus discursos arrebatadores diante do espelho. E assim procedem muitos políticos e artistas.












 Visite o local da apresentação

Tudo influi para intimidar e contribuir para os receios, inclusive um ambiente novo e desconhecido. Portanto, para perder a vergonha de falar, visite o local da apresentação antes do dia marcado. A não ser que isso não seja possível, esforce-se para ver o local e ir se habituando a ele. Poderá até treinar no palco, o que será de grande ajuda para fazer bonito quando for se apresentar.

Melhore sua autoestima

Outra forma de conseguir perder a vergonha ao se comunicar é aprimorando sua autoestima. O homem depende muito do amor próprio para conquistar êxito em seus empreendimentos. Por isso, as pessoas deprimidas não conseguem muito sucesso – por falta de estímulo pessoal e autoestima.

Clique aqui e baixe gratuitamente o guia 3 dicas para acabar com a timidez!

Desenvolva sua autoestima para sentir-se mais à vontade com a plateia. Ter autoestima não é sinônimo de arrogância, mas de saber valorizar-se o suficiente para levar adiante uma tarefa. Se sente que não pode assumir certo compromisso, considere a possibilidade antes de aceitar uma tarefa ou envolver-se em um projeto.

Controle sua ansiedade e medo

Para saber como perder a vergonha de falar em público, a pessoa deve controlar sua ansiedade e medo. A ansiedade é um sentimento muito nocivo quando sentido com intensidade (é outra característica das pessoas depressivas). Nada realizado sob o efeito da ansiedade dá certo. Se for necessário, tome um calmante natural antes de se apresentar.

Um documentário britânico que falava sobre o herói Teseu e o Minotauro fez uma interessante declaração. Você sabe qual a diferença entre o herói e a pessoa comum?

A diferença entre o herói e o homem comum não é a ausência do medo (ou ansiedade). O herói também sente medo, mas, ao contrário da maioria dos homens, ele consegue controlá-lo e, assim, enfrenta seus desafios.

Para ser herói e perder a vergonha de falar, controle sua ansiedade! Nunca se deixe dominar por ela!

Não seja tão rigoroso consigo mesmo e procure orientação.

Clique aqui e baixe gratuitamente o guia 3 dicas para acabar com a timidez!

Se cobrar muito de si mesmo, considerando pequenos deslizes como erros graves, jamais vai perder a vergonha de falar em público. Procure orientação de pessoas que já fizeram ou fazem apresentações, pois elas poderão te dar sugestões e avaliar o seu desempenho.